segunda-feira, 29 de julho de 2019

Neiza Leite Veleda - Texto de Aristilda Rechia



NEIZA LEITE VELEDA:

Deixa o nosso convívio, uma figura ímpar: alma inquieta, olhar indagador, presença cultural impositiva, coração solidário, amiga e de elevado espírito religioso.
Mestre em Educação e Especialista em Teoria e Prática em Currículo (UFSM), Licenciada em Letras Neolatinas (FIC), deixa um vazio entre os inúmeros alunos que tiveram a oportunidade de ouvir a sua palavra suave, mas precisa, abalizada; de sentir sua dedicação e empenho pela lisura da Língua Portuguesa. Aposentou-se como Professora Adjunto na UFSM.
Além de mestra, desempenhou a função de Diácono na Catedral do Mediador de Santa Maria, e era comum ver a sua figura serena e silenciosa visitar os doentes nos hospitais, levando-lhes o conforto espiritual.
Detentora da Cadeira 23 da Academia Santa-Mariense de Letras, publicou dois livros de poemas; Sob o céu de Santa Maria (2007) e Eu era verde (2012).
Dona Neiza, como todos a chamavam, em seus gloriosos 100 (cem) anos de existência, deixa a todos nós, um exemplo grandioso de vida: alegre, otimista, realizador, cheio de sonhos e de esperanças.
A Academia Santa-Mariense de Letras perde um dos ícones de seu quadro de associados, e a Academia Superior na esfera sideral, recebe uma nova estrela em sua constelação. 
(Texto da Acadêmica Aristilda Rechia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publique no nosso site!

Sendo associado ou não, você poderá submeter o seu texto para publicação no site da ASL: envie um e-mail para asl.editorial@gmail.com, contendo o texto para publicação e dados básicos de identificação.