sábado, 9 de novembro de 2019

Lígia Militz da Costa (Cadeira 3)

Lígia Militz da Costa

1. NOME COMPLETO:
   LÍGIA MILITZ DA COSTA

2. RESUMO BIOGRÁFICO:
Nascida em São Pedro do Sul, RS, cursou em SM o Ginásio e o Normal, e, após, Letras Neolatinas na FIC (hoje UFN). Neste Curso, pôde perceber com clareza sua aptidão para a Literatura e a crítica. Iniciando a docência na UFSM em 1967, foi fundadora da disciplina de Lit. Bras. no Curso de Letras. Fez Mestrado em Lit.Bras. na PUCRJ e Doutorado em Teoria da Lit. na PUCRS. Teve seu primeiro ensaio publicado na Revista Littera (RJ), de Evanildo Bechara. A partir daí, são numerosas suas publicações em revistas, jornais e livros. Profª Titular da UFSM (apos.), integrou ainda a PG da UFN e da UNICRUZ. Em SM, foi Diretora da Bibl. Pública Municipal. Em 1986, foi Sócia Fundadora da antiga ASL e, em 2006, Fundadora da Academia, tendo sido Presidente das entidades em várias gestões.Coordena a Comissão Editorial há mais de três décadas.




3. LIVROS PUBLICADOS:
COSTA, Lígia Militz da. O condicionamento telúrico-ideológico do desejo em Terras do Sem Fim. Porto Alegre: Movimento/IEL,1976.
COSTA, Lígia Militz da. A tragédia: estrutura e história (c/REMÉDIOS,ML). São Paulo: Ática/Fundamentos, 1988.
COSTA, Lígia Militz da. Felippe D'Oliveira: Letras Rio-Grandenses. Porto Alegre: IEL, 1989.
COSTA, Lígia Militz da. Roberto Bittencourt Martins: autores gaúchos (nº 26). Porto Alegre: IEL,1989.
COSTA, Lígia Militz da. Felippe D'Oliveira: obra completa (Org.c/MOREIRA,ME e SANTOS,PB). Porto Alegre: IEL/UFSM, 1990. 270p.
COSTA, Lígia Militz da. Ficção brasileira: paródia, história e labirintos. Santa Maria: Editora UFSM, 1995.
COSTA, Lígia Militz da. Shakespeare revisitado (Org.). Cruz Alta: UNICRUZ, 2000.
COSTA, Lígia Militz da. Representação e teoria da literatura: dos gregos aos pós-modernos. 2.ed. Cruz Alta: UNICRUZ, 2001.
COSTA, Lígia Militz da. Textos críticos. Santa Maria: Pallotti/UNICRUZ, 2003.
COSTA, Lígia Militz da. Perfil cultural de Cruz Alta (Org. e coaut.). Cruz Alta: UNICRUZ/Pallotti, 2004.
COSTA, Lígia Militz da. L.F.Verissimo, J.Saramago e G.G.Márquez: a paródia na ficção contemporânea (Org. e coaut.). Cruz Alta: UNICRUZ/Pallotti, 2004.
COSTA, Lígia Militz da. A Poética de Aristóteles. 2.ed./2ªreimp. São Paulo: Ática/Princípios, 2008.
COSTA, Lígia Militz da. Sempre no meu coração (poemas). Santa Maria: ASL, 2008.
COSTA, Lígia Militz da. Prefácios na vitrine. Santa Maria: ASL, 2011.
COSTA, Lígia Militz da. Felippe D'Oliveira: obra completa - 2ªed. atualizada e revisada (Org.c/MOREIRA,ME e SANTOS,PB). Santa Maria, Editora UFSM, 2016. 296p.
COSTA, Lígia Militz da. Fernando Pessoa: poemas e fingimentos. São Paulo: Penalux, 2019. 84p.



4. PATRONO DE SUA CADEIRA:
FELIPPE D’OLIVEIRA
Gaúcho notável de Santa Maria, expoente no Brasil dos movimentos simbolista (Vida extinta, 1911) e modernista (Lanterna verde, 1926), Felippe D’Oliveira (1890-1933) foi um homem proativo, culto, íntegro e cosmopolita, que brilhou como empresário, desportista e político. De talento e energia plurais, foi na cultura, entretanto, como poeta de belíssimos textos, que se imortalizou.




5. DADOS DE CONTATO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publique no nosso site!

Sendo associado ou não, você poderá submeter o seu texto para publicação no site da ASL: envie um e-mail para asl.editorial@gmail.com, contendo o texto para publicação e dados básicos de identificação.