HISTÓRICO

ACADEMIA SANTA-MARIENSE DE LETRAS
- Histórico - 

A Academia Santa-Mariense de Letras, originada da Associação Santa-Mariense de Letras, é uma entidade civil e cultural sem fins lucrativos, com sede e foro em Santa Maria, RS. A academia dispõe de uma sala na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, na qual realiza suas reuniões e tem instalada sua Galeria de Membros Efetivos.

Biblioteca Municipal Henrique Bastide - Santa Maria

A Academia Santa-Mariense de Letras foi criada em 8 de novembro de 2006, nascendo dos 20 anos de existência e experiência da Associação Santa-Mariense de Letras (fundada em 21 de agosto de 1986).

Jornal A Razão - edição de 21 de agosto de 1986
Jornal A Razão - edição de 21 de agosto de 1986
              Notícia da fundação da Associação
A partir de então, em 15 de dezembro de 2006, sob a presidência do Irmão Elvo Clemente, foi realizada a sessão solene de posse dos 15 membros efetivos da academia, que foram considerados seus fundadores por terem obras publicadas de reconhecido valor, qualidade editorial e exclusiva autoria.
Jornal A Razão - edição de 11 de dezembro de 2006
              Notícia da fundação da Associação
A ASL compõe-se de 40 cadeiras e, consequentemente, também de 40 Patronos, que são figuras ilustres (já falecidas) que honram as letras, as ciências, a história ou o jornalismo sul-rio-grandense. Cada acadêmico efetivo é detentor de uma Cadeira e pode escolher para seu Patrono um dos nomes indicados no Estatuto da entidade.
Com a finalidade de promover a cultura na cidade, a ASL realiza eventos plurais abertos ao público, estimula a publicação de obras e edita e distribui regularmente livros de autoria coletiva de seus associados. O reconhecimento da comunidade santa-mariense às atividades promovidas pela Academia Santa-Mariense de Letras é sempre de plena gratificação. A criação da entidade veio legitimar ainda mais o traço intelectual e artístico do perfil do município, identificado por uma comunidade afeta aos livros, pujante em escritores, leitores, pesquisadores, jornalistas, professores e estudantes de todos os níveis de ensino.

Fontes consultadas:

Publique no nosso site!

Sendo associado ou não, você poderá submeter o seu texto para publicação no site da ASL: envie um e-mail para asl.editorial@gmail.com, contendo o texto para publicação e dados básicos de identificação.