domingo, 10 de novembro de 2019

Celina Fleig Mayer (Cadeira 11)

CELINA FLEIG MAYER


1. NOME COMPLETO:
Celina Fleig Mayer

2. RESUMO BIOGRÁFICO:
Nascimento: Canabarro, distrito de São Pedro do Sul, posteriormente, distrito de Santa Maria, RS;
- Data do nascimento: 14/04, ao lado da sua irmã-gêmea, Célia.
- Iniciou nas artes das letras, numa comemoração do Dia do Trabalho, da Escola Industrial Cilon Rosa, com os alunos realizando uma apresentação no salão de festas, onde a melhor redação, anteriormente preparada, seria apresentada pela própria autora. Foi a escolhida entre os trabalhos das alunas da 3ª série.
- Frequentou a então Escola Industrial Cilon Rosa, que funcionava no antigo prédio do Colégio Santa Terezinha, mais tarde Escola de 1º e 2º Graus Manoel Ribas. Assim, após cursar três anos do Curso Ginasial, como o ensino em Escola Industrial, que não era reconhecido para continuidade do ensino escolar, precisou realizar outra vez o Exame de Admissão e novamente ingressar no ensino pós-primário, antigo Curso Ginasial.
- Participação na Reunião da 1ª Turma da Associação Santa-Mariense de Letras, em 21/08/1986. Também participou da criação da Academia Santa-Mariense de Letras, em 08/11/2006, surgida à partir dos 20 anos de existência e experiência da Associação Santa-Mariense de Letras. 



3. LIVROS PUBLICADOS:
MAYER, Celina Fleig. Domingo na janela. Santa Maria: Livraria Palloti. 87 p.
MAYER, Celina Fleig, As meninas do teu tempo. Santa Maria: Livraria Editora Pallotti, 1993. 72 p.
MAYER, Celina Fleig. Para quem ama. Santa Maria: Livraria Editora Palloti, 1999, 110 p.
MAYER, Celina Fleig, Os trens não partem mais. Santa Maria: Livraria Editora Pallotti, 2008, 142p.
MAYER, Celina Fleig. Borboletas. Porto Alegre: Redes Editora, 2014. 202 p.

4. PATRONO DE SUA CADEIRA:
ROMEU CALDEIRAN BELTRON, nascido em 29/06/1913. Além de médico, foi professor em diversas escolas da cidade. Cronista de todos os gêneros literários. Iniciou sua carreia em jornais, através de crônicas. Seu livro Cronologia histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho, de 1787-1930. Santa Maria: Editora UFSM. 775 p.

5. DADOS DE CONTATO:
CONTATOS: celular: (55) 999131191  
E-mail: celmayer@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publique no nosso site!

Sendo associado ou não, você poderá submeter o seu texto para publicação no site da ASL: envie um e-mail para asl.editorial@gmail.com, contendo o texto para publicação e dados básicos de identificação.